O conjunto de habilidades

Sobre o post

O que é mesmo empreendedorismo? Não esqueço quando uma mãe me disse que a filha dela não precisava disso porque ia ser médica. Está errada? Não dá para dizer isso, porque são ideias que vão sendo repetidas e passam a fazer parte do nosso imaginário. Mas vamos falar um pouco disso, sobre o empreendedorismo como habilidade. 

Uma experiência ruim pode não ser tão ruim assim

Olá, queria compartilhar aqui com vocês algo que vi hoje e me chamou um pouquinho para fazer essa reflexão. Estava vendo alguns stories na conta comercial do instagram da TInnS, e a história, a coragem de alguém contar um pouco de uma experiência que não parece muito positiva, acendeu outro pensamento.

Se você é mãe de um adolescente, ou pré-adolescente já deve ter acendido a luzinha de “nossa, já já ele vai para a faculdade!”. 

Eu tenho lido muito sobre tudo isso porque sou mãe de um menino de 13 anos. Costumo buscar informação para ajudá-lo nessa preparação para o futuro, que vai além do conteúdo oferecido pela escola. E por causa do meu trabalho, com os cursos de empreendedorismo e inovação, ando “imersa” no assunto. 

Hoje vi os stories do David Braga. Não sei se vocês conhecem, mas alguns de vocês já devem ter ouvido um pouco da história dele por aí. Ele é de Alagoas, um menino que começou a empreender desde cedo. Ele foi fazer o ensino médio nos Estados Unidos e agora tentou o ingresso em uma universidade por lá. Ele escolheu, o que ele conta ser, a melhor universidade de empreendedorismo dos Estados Unidos, a Babson. Mas não foi admitido, mesmo com a toda experiência e paixão pelo assunto. A média dele não foi suficiente. Foi por pouco, mas infelizmente não conseguiu. Faz parte e não tira o mérito de tudo o que ele já fez, inclusive a coragem para estar lá fora buscando mais conhecimento. 

empreendedorismo como mentalidade

Vendo ele contar essa experiência, me veio rapidamente à mente algo que a gente conversa muito aqui em casa, e que é a linha do meu trabalho também. Bom, isso é coisa do cérebro da gente também, nos chama a atenção aquilo que confirma o que pensamos  – o tal viés da confirmação. Um truquezinho ao processar informações que nos leva a lembrar e conectar pensamentos e crenças que já fazem parte de nós.

Empreendedorismo é mentalidade! E não um caminho para quem não gosta de estudar, não significa deixar os estudos de lado. Na era do conhecimento então, nem pensar! Tudo bem que as escolas estão precisando de um novo ar, e muitas das práticas, rotinas já não convencem a muitos, mas isso fica para outro assunto.

Então pensar na preparação das crianças e adolescentes, é pensar numa dobradinha: conhecimento técnico e comportamental. Muito comportamento, criatividade, colaboração, pensamento crítico, comunicação, querer resolver o problema das pessoas, buscar novos caminhos… coisas de entrepreneurial mindset. 

Os criadores do Google abandonaram a universidade para abrir a empresa, é verdade, mas já estavam no doutorado e estavam em Stanford! Ou seja, já tinham absorvido muito conhecimento. Por outro lado, se não tivessem a atitude empreendedora, essa vontade de resolver o problema das pessoas, não teriam ido tão longe. Nos Estados Unidos e em alguns outros países, essa atitude é treinada desde cedo. E como dizem, o que faz do Vale do Silício um lugar especial é a mentalidade de todos de acreditar, de se esforçar para criar. 

O futuro é logo ali, e a bagagem está sendo preparada

Quem é mãe de adolescente deve estar vivendo junto com os seus filhos essa fase da adolescência, alguns mais intensamente, outros menos,  mas conhece o desafio de criar um novo canal de comunicação para escutar e transmitir um pouco da nossa experiência e permitir os erros que aconteçam.  O David com certeza vai aprender muito dessa experiência.

Mas, como pais devemos amortecer a experiência negativa e aproveitar a situação para reforçar mais uma habilidade comportamental e ligadíssima ao empreendedorismo: a resiliência.

-^-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *